viernes, 18 de octubre de 2019

Energias Renováveis: Portugal eleito campeão nesta modalidade

Energias Renováveis: Portugal eleito campeão nesta modalidade

As potêncialidades de Portugal relativamente à produção e uso das energias renováveis, bem como ao grande crescimento dos últimos anos, fazem com que o país seja considerado um dos melhores neste setor. Apontado como um exemplo a seguir, pelo jornal Le Monde, Portugal tem a “eletricidade mais verde”.
Portugal um exemplo notável no contexto europeu
Foi assinalado um record respeitante ao investimento por Portugal em relação às energias renováveis. No ano passado, a produção de eletricidade por energias renováveis ultrapassou o consumo nacional, tendo sido o excedente comercializado à nossa vizinha Espanha.
Cerca de 62% da eletricidade foi produzida pelas energias renováveis, colocando assim Portugal nos três primeiros lugares entre os países mais “potentes” nesta categoria. Os dois lugares cimeiros foram ocupados pela Áustria e pela Suécia.  Itália, Espanha e França ficaram àquem das expectativas.
O Le Monde sublinha ainda que as energias renováveis geram 55 mil empregos em Portugal, e mais de 400 outras posições relacionadas com a investigação cientifica e tecnológica e ainda na inovação. O destaque também surge quando referenciou, ainda na mesma notícia, o projeto inovador “único na europa” levado a cabo pela EDP que permitirá levar “um pequeno país com 10 milhões de habitantes” que se tornou campeão nas energias renováveis.
Segundo o Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), é possível chegar ao ano de 2040 e ter 100% da energia produzida por este tipo de energias.
A este objetivo, prevê-se atingir, em 2050, a neutralidade carbónica, implemetado pelo Governo de António Costa. O país tem investido milhões neste contexto, já que é necessário, primeiramente “descarbonizar transportes”.
No entanto, e ainda dentro do mesmo objetivo, edifícios, indústria, agricultura, gestão de resíduos e gestão da floresta são ainda setores onde será levada a cabo esta neutralidade carbónica.
O Le Monde considera assinala assim na sua edição, um marco histórico e um trabalho notável relativamente às energias renováveis.

0 comments:

Publicar un comentario